segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Eles Precisam de Você


Ao longo da História e em diferentes sociedades as pessoas que nasciam portando algum tipo de deficiência eram excluídas e muitas vezes sacrificadas ,como ocorria em Esparta e em muitas outras culturas.Durante o próprio nazismo em busca da "raça pura" eram eliminados deficientes motores e deficientes mentais.
A diferença muita vezes significava a condenação ,o extermínio ,quando não o isolamento e a vergonha da família
Na sociedade brasileira ,desde os tempos coloniais,o nascimento de uma criança com algum tipo de deficiência era visto ,como um castigo e muitas eram abandonadas ou escondidas a vida toda.
Até hoje há casos de crianças que nascem com problemas e são abandonadas nas próprias maternidades,seja pelo preconceito,por questões econõmicas .Ás vezes o próprio pai abandona a família deixando a mãe sozinha para cuidar da criança.
A hidrocefalia é ainda pouco conhecida da população brasileira mas hoje com políticas públicas e apoio ás famílias muitos dos seus danos podem ser reduzidos e seus portadores podem ter melhor qualidade de vida. Li em um site que esta doença atinge 0,5% da população brasileira,apesar de ser desconhecida ainda por todos.
Quanto mais cedo for descoberta e a criança tiver garantido o acesso a Fisioterapia,Fonoaudiologia,atendimento médico e psicológico permanente, a ela e suas famílias ,maiores serão as chances de integração á vida social ,inclusive á escola,que é direito fundamental de todos.
São muitas as dificuldades daquelas famílias que tem filhos com hidrocefalia,as despesas se multiplicam com médicos,remédios,deslocamentos,materiais ortopédicos,cadeira de rodas.
Grande parte dos portadores são obrigados a utilizarem fraldas por toda a vida e quanto mais a criança cresce maiores são as dificuldades em transportá-las devido ao maior peso.
Uma grande barreira é a escola o sistema educacional não preparou as suas escolas ,professores para receberem as diferenças.
Apesar de ser obrigação do Estado ,muitas questões tem de ser resolvidas a nível familiar e de sociedade.O nosso papel enquanto jornalistas é desenvolver ações de divulgação destes grupos e organizações como a Amohr e colocar as suas necessidades para a população,dándovisibilidade, dizer que eles existem e cobrar a atenção do governo para que se efetivem o cumprimento dos direitos desta população.
Podemos nos engajar enquantos indivíduos também doando e estimulando campanhas de solidariedade ,divulgando as campanhas de arrecadação.Venha fazer parte e ajudar a construir um mundo melhor ás pessoas com hidrocefalia e suas famílias. Doe Amhor.
Em destaque Yasmim, assitida pela AMHOR.
Postado por Albetiza Moreira.

Um comentário:

  1. Sou professora do 4º ano do Ensino Fundamental do colégio DIOCESANO.Descobri esse blog e me interessei de conhecer pois pretendo levar os alunos para uma visita.Já temos o hábito por aqui de fazer esse tipo de trabalho,mas a essa instituição nunca fomos.Parabéns pelo excelente trabalho cheio de muito AMHOR!!!Profª:Susana

    ResponderExcluir